Swipe File

O livro de bolso que foi falsificado antes de fazer dois anos

Em abril de 1501, um editor de Veneza publicou um clássico em formato pequeno. Menos de dois anos depois, já precisava ensinar o leitor a reconhecer o original. O que o formato ensina a quem vende produto digital.

JonathanJonathan
6 min de leitura1.283 palavras
Capa do artigo sobre Aldo Manúcio e o livro de bolso, do Swipe File da eBuz

Resposta curta: em abril de 1501, o editor veneziano Aldo Manúcio publicou um Virgílio em formato pequeno, só com o texto e em letra itálica. A série que nasceu dali ensina uma regra de produto: o formato decide quem consegue usar o que você vende. A prova indireta de que o formato funcionou está num aviso impresso em 16 de março de 1503, no qual ele denunciou cópias feitas em Lyon.

O aviso de 1503: o que os falsificadores copiaram

Em 16 de março de 1503, Manúcio imprimiu em Veneza uma folha avulsa dirigida aos impressores de Lyon. Hoje ela é chamada de Monitum, o aviso. Segundo ele, circulavam na França livros com o nome dele, cheios de erros, que enganavam o comprador desprevenido porque a tipografia e o formato eram parecidos com os originais.

A reclamação era detalhada. Ele atacou o papel, que dizia ser ruim e de cheiro forte, e a letra, que achava com um ar francês demais. Depois listou erros específicos para que o leitor soubesse distinguir o falso do verdadeiro. Os impressores de Lyon corrigiram o que ele apontou e continuaram copiando.

Há um cuidado a tomar. O aviso é o relato de uma das partes: o editor acusando concorrentes. O que as exposições de bibliotecas e do Grolier Club confirmam é que as cópias de Lyon existiram e imitavam a letra e o formato das edições venezianas. O resto, os erros, o cheiro do papel, é a palavra de Manúcio.

Ainda assim, o prazo chama atenção. O Virgílio saiu em abril de 1501. Menos de dois anos depois, o editor já precisava ensinar o leitor a reconhecer o original. Ninguém falsifica um produto que não vende. Essa conclusão é uma leitura minha dos fatos, não um dado documentado, e é ela que sustenta o resto do artigo.

O que mudou em 1501

Manúcio não inventou o livro pequeno nem a letra itálica. Ele combinou três coisas numa série de clássicos.

ElementoO que Manúcio fez em 1501
FormatoUm clássico literário em formato pequeno (oitavo), como primeiro volume de uma série. Livros pequenos já existiam, mas para textos religiosos ou instrutivos
TextoSó o texto, sem comentário, para leitura corrida
LetraItálico desenhado por Francesco Griffo, de Bolonha, usado em larga escala pela primeira vez nesse livro

O próprio Manúcio descreveu a série como livros portáteis, à maneira de manuais. Uma exposição da Universidade Columbia registra que carregar esses volumes se tornou moda. O preço, porém, era pensado para estudiosos, não para o público geral.

Por que o formato vende

Todo produto tem um custo de uso: onde o cliente precisa estar, quanto tempo precisa ter e o que precisa levar junto. Um livro grande exige mesa e tempo reservado. Um livro que cabe na mão pode ser lido em qualquer intervalo. Muda o custo de uso e, com ele, a quantidade de situações em que o cliente de fato abre o produto.

Isso responde à pergunta que costuma ficar sem resposta quando um curso ou ebook não é consumido: o conteúdo era bom, mas em que momento do dia o cliente ia usá-lo? Quem compra e não usa não renova, não indica e não volta.

Um exemplo ilustrativo, que não vem de nenhum caso real: um curso de quarenta aulas de uma hora só cabe em quem tem uma noite livre e um computador. A mesma ideia em trinta lições de dez minutos, no celular, cabe no trajeto de ônibus. O conteúdo central pode ser o mesmo. O que muda é o número de dias do ano em que o cliente consegue abrir o produto.

O que isso muda no seu produto

Cinco perguntas para aplicar a lição, nesta ordem:

  1. Onde o cliente estaria quando usasse o produto? No celular, em dez minutos livres, no trânsito, diante do computador com o dia inteiro? Descreva a cena real, não a ideal.
  2. Qual é a menor versão que ainda entrega a transformação? É a sua versão em oitavo. Se a resposta for "nenhuma", volte ao item 1.
  3. O que é comentário e o que é texto? Manúcio tirou a explicação em volta e deixou o que o leitor vinha buscar. Separe o que o cliente usa do que apenas explica o produto.
  4. É uma peça ou uma série? O Virgílio abriu uma coleção. O cliente que gostou do primeiro volume já sabia o formato do segundo. É a lógica de front-end e back-end: um primeiro produto leve que prepara a decisão seguinte.
  5. Como o cliente reconhece o original? Manúcio ensinou o leitor a conferir erros específicos. Defina o que o seu cliente consegue verificar sozinho para distinguir o seu produto de uma cópia.

Para montar a peça inteira, vale cruzar esse exercício com a criação de um produto digital educacional e com a Grande Ideia que o produto defende. O formato serve a uma ideia; sem ela, encolher só deixa o produto menor.

Quando NÃO usar essa lição

  • Obra de consulta. Se o valor do produto é a completude (uma referência que o cliente abre para procurar algo específico), reduzir tira exatamente o que ele paga para ter.
  • Quando o comentário é o produto. O leitor de Manúcio era estudioso e já sabia ler os clássicos. Para um iniciante, a explicação em volta costuma ser o que ele compra. Tirá-la deixa o produto mais bonito e menos útil.
  • Quando a versão pequena não carrega a transformação. Teste simples: o cliente consegue obter o resultado inteiro nesse formato? Se só obtém uma parte, você criou um produto de entrada, não uma versão menor do mesmo.
  • Quando você não consegue manter a qualidade. O formato pequeno é fácil de copiar, como mostram as cópias de Lyon. O que protege o produto é o cuidado de edição, e isso não encolhe.

O que a história costuma errar

  • "Manúcio inventou o livro de bolso." Livros pequenos já existiam, para textos religiosos e instrutivos. A novidade foi aplicar o formato a clássicos, sem comentário e em série.
  • "Manúcio inventou o itálico." A letra foi desenhada por Francesco Griffo. O próprio prefácio do Virgílio de 1501 dá o crédito a ele.
  • "Era um livro barato para todos." A exposição da Columbia registra preço pensado para estudiosos. O formato abriu novos momentos de leitura, não um mercado de massa.
  • "A âncora com golfinho era um lema de Manúcio." A marca apareceu em junho de 1502. A explicação popular, de que Pietro Bembo teria mostrado a ele uma moeda romana, vem de Erasmo, num texto de 1508. É o relato de Erasmo; as fontes não confirmam a intenção do editor.
  • "O privilégio protegia a letra." Segundo o Grolier Club, o privilégio veneziano para a letra itálica não valia fora da República de Veneza. A exposição da Columbia fala também em um privilégio papal. As duas concordam que a letra foi copiada rapidamente na França e na Itália.

Fontes

Para ver como a eBuz transforma conhecimento de especialista em livro e em produto que cabe na rotina do cliente, conheça a Máquina de Livros. Para continuar a leitura, veja os outros casos do Swipe File e o guia de copywriting de resposta direta com modelos.

Perguntas frequentes

Aldo Manúcio inventou o livro de bolso?

Não exatamente. Livros pequenos já existiam, mas para textos religiosos e instrutivos. Em abril de 1501, Manúcio publicou em Veneza um Virgílio em formato pequeno, só com o texto e sem comentário, como primeiro volume de uma série de clássicos. A novidade foi aplicar o formato portátil a textos literários, em série.

Quem criou o tipo itálico?

A letra itálica usada nos livros de Manúcio foi desenhada por Francesco Griffo, de Bolonha. Segundo uma exposição da Universidade Columbia, o prefácio do Virgílio de 1501 dá o crédito a Griffo, e a letra foi usada em larga escala pela primeira vez nesse livro.

O que foi o Monitum de Aldo Manúcio?

Foi um aviso impresso em Veneza em 16 de março de 1503, dirigido aos impressores de Lyon. Manúcio afirmou que livros com o nome dele circulavam na França com erros e enganavam compradores pela semelhança de tipografia e formato, e listou erros para que o leitor distinguisse as cópias. É o relato de uma das partes, mas as cópias de Lyon existiram.

O que significa a âncora com golfinho de Manúcio?

A marca, que estreou em junho de 1502, combina um golfinho e uma âncora. Segundo Erasmo, em texto de 1508, o golfinho simboliza a rapidez de produção e a âncora a firmeza de propósito. É a interpretação de Erasmo, e as fontes consultadas não confirmam a intenção do próprio editor.