Como Integrar Webhook no Funil ChatBot: Passo a Passo
Observação: Para realizar integrações, usaremos o bloco de integração, disponível somente no plano PRO, veja mais em: botconversa.com.br
Este artigo foi preparado para você que deseja aprender como utilizar a ferramenta de Webhook da nossa plataforma, aproveite ao máximo tudo que está presente nesse artigo e não deixe de ver o vídeo abaixo:
❓ Para que serve a funcionalidade do Webhook do Funil ChatBot?
O Webhook é um modo de integração que serve para conectar 2 softwares, podemos dizer que é como um gancho que vai até o software de interesse e puxa as informações para utilizar em sua aplicação, e é dai que vem o nome Webhook.
O Webhook do Funil ChatBot faz parte das integrações PASSIVAS, ou seja, onde o outro software inicia a integração.
Exemplo: Em um determinado produto na Hotmart, toda vez que alguém adquiri o produto, nossa plataforma receberá os dados daquela transação (status, nome, telefone, e-mail, valores), após receber todos os dados, nossa plataforma adicionará o contato na audiência e vai disparar uma mensagem de boas vindas.
❓ Como utilizar a ferramenta de Webhook da nossa plataforma?
Crie seu Webhook:
Vá em Automações > Webhook > clique no botão “Criar Webhook” para gerar o link de integração.
Observação: o limite de requisições para sua companhia é de 10.000/mês. Esse limite é reiniciado todo dia 1 de cada mês.
Configure seu Webhook:
Após criar seu Webhook, copie a URL gerada pela ferramenta e insira no software compatível com Webhook que deseja integrar com nossa plataforma.
Para realizar os testes de integração e verificar se estão chegando todos os dados que espera do outro software, certifique-se de que o seu Webhook está com o status TESTE no canto superior direito. Após tudo configurado, alterne para ATIVO para usar seu webhook na prática.
Crie sua integração:
Após criar e configurar seu Webhook para receber os dados do software de interesse, chegou a parte boa!
Monte toda sua integração: Criando o contato, enviando fluxos e mensagens e adicionado etiquetas, veja abaixo o que é possível fazer usando nosso Webhook:
Observações para criar seu contato no Webhook da nossa plataforma:
Para criar o contato de forma correta, obrigatoriamente deve conter: DDI+DDD+9+TELEFONE, na seguinte estrutura:
exemplo: +5511912341234
Se o Webhook não trazer o DDD ou DDI juntos, poderá mapear o telefone digitando 55 antes de selecionar os campos.
🔎 Artigos relacionados:
Bloco de Integração
Documentação API
Zapier x Funil ChatBot