Bloco de Integração

FUNIL CHATBOTIntegrações

Compartilhe

Guia Completo: Utilizando o Bloco de Integração no Funil ChatBot

Este artigo foi preparado para você que deseja aprender como utilizar nosso bloco de Integrações, aproveite ao máximo tudo que está presente nesse artigo e não deixe de ver o vídeo abaixo:

Observação: Para realizar integrações, usaremos o bloco de integração, disponível somente no plano PRO, veja mais em: botconversa.com.br
🎥 Veja o tutorial gravado no vídeo a seguir:

c=bloco de integrações plano pro

❓ Para que serve o bloco de Integrações?

O Bloco de integração é utilizado para realizar REQUISIÇÕES à APIs externas dentro do fluxo de conversas.

De forma prática, toda integração que será realizada dentro do próprio fluxo de conversa, poderá utilizar o bloco de integração, pois ele durante a execução do fluxo realiza a requisição e retorna com os dados para o prosseguimento do fluxo.

exemplo: durante o fluxo, perguntar o CEP do contato, realizar uma consulta em uma API e retornar com o nome da rua do contato.
❓ Quais são os métodos de integração existentes?

Em uma integração API, é utilizando urls HTTP, ou seja, através desses links poderá ser enviado dados, como também receber dados. Para isso, existem os métodos presentes dentro do bloco de integração, o qual deverá ser selecionado de acordo com a documentação API do software que deseja integrar.

Esses métodos são:

GET: Receber algum dado externo para dentro da nossa Plataforma
POST: Enviar dados da nossa Plataforma para outros softwares via API
PUT: Usado para atualizar alguma informação de forma Completa
PATCH: Usado para atualizar alguma informação de forma Parcial
DELETE: Método dedicado para deletar informações ou configurações

Lembrando que, para realizar qualquer integração e saber qual método usar, deverá ter em mãos a documentação API da ferramenta que deseja integrar com nossa Plataforma
❓ Qual é a estrutura do bloco de integrações?

Headers:

Esse é um campo muito importante, pois é nesse campo que será utilizando parâmetros, chaves de autenticação e poderá informar o agente do usuário. Desde já, é importante pontuar que o uso desse campo está diretamente ligado à documentação API de um sistema, deverá observar com atenção todos os detalhes do que deve ser usado no Header da Requisição.

head - Bloco de Integração

Body:

Quando você precisa enviar dados de um cliente (como de um navegador web) para sua API, você o envia como um corpo (body) da requisição. O corpo da requisição é a informação enviada pelo cliente para sua API. Poderá enviar pelo corpo de sua requisição campos personalizados do usuário, do robô e também do sistema, como telefones, emails e entre outros.

body

Resposta

O campo de resposta é basicamente o retorno da sua requisição API, por ele você receberá uma mensagem de sucesso quanto também receberá seus dados de uma requisição GET, podendo mapear posteriormente na aba de Mapeamento de Resposta, como verá abaixo.

resposta

*${color}[#006400](Mapeamento da Resposta:)

Esse campo do bloco de integração é um dos mais importantes, pois é nele que será realizado o mapeamento de sua requisição, para dentro do Funil ChatBot, podendo usar essas informações nos seus fluxos. Basicamente, deverá selecionar qual índice deseja salvar de sua resposta e depois selecionar o campo personalizado na companhia.

Nesse exemplo abaixo, estamos pegando a resposta Bairro da requisição API, e salvando no campo personalizado Bairro dentro da nossa plataforma:
mapa resposta Bloco de Integração

➕ Saídas do Bloco de Integração:

No bloco de integração do Funil ChatBot, existem 2 saídas, sendo a saída de CIMA a de Resposta com sucesso, ou seja, a saída de cima do bloco é executada somente quando a requisição for realizada e tiver um retorno, já a saída de baixo é executada instantaneamente, dando prosseguimento no fluxo.

saidas Bloco de Integração

Importante: A saída de cima possui um time-out de 10 segundos, ou seja, se o bloco de integração não obtiver um retorno em até 10 segundos, o fluxo será continuado sem as informações.
🔎 Artigos relacionados:

Documentação API
Webhook
Zapier x Funil de WhatApp

Webhook
Documentação API
Tags: Funil ChatBot, Integrações

Você pode gostar

Mais Artigos

Anúncio

Falar com Consultor

Anúncio